Literatura e Resistência, Ferréz (DVD)

por Robson Assis | | 10.3.10

No documentário biográfico Literatura e Resistência, lançado em 2009, Ferréz expõe a história de sua vida de escritor e prova porque é considerado o principal ícone do movimento literário mais efervescente no Brasil. A literatura marginal, fermentada com o lançamento de Capão Pecado no ano 2000, hoje tem um grande público e amplitude, desde estudos acadêmicos com essa temática até livrarias inteiras dedicadas ao estilo. Ferréz foi o agitador por trás disso tudo.

O documentário de quase uma hora traz fragmentos em vídeo do escritor, que conta histórias de sua vida e do conturbado começo de sua carreira. Em grande parte, são vídeos caseiros de curta duração, interligados pelas histórias contadas pelo próprio Ferréz, parentes, amigos de infância e nobres convidados, entre eles: Eduardo (Facção Central), Chico César, Paulo Lins (autor de Cidade de Deus), Marcelino Freire e Lourenço Mutarelli.

Pra quem não sabe, Ferréz também ataca humildemente no rap com rimas pesadas e bem elaboradas, embora contestável flow. Portanto, nos extras, três clipes: Judas, Periferia Lado Bom e Os Inimigos não mandam flores, este último uma compilação de imagens de quadrinhos que lembra alguns antigos encartes da revista RAP Brasil.

Ainda nos extras, uma entrevista esclarecedora feita pelo jornalista Paulo Lima que sintetiza o pensamento do escritor sobre política, pobreza, amor e revolução. E pra finalizar, Ferréz apresenta o processo criativo utilizado na criação do livro Manual Prático do Ódio, de 2003.

Literatura e Resistência mostra a trajetória de uma das vozes mais ativas das periferias brasileiras e responsável pela reafirmação cultural do Capão Redondo, tema que já foi abordado neste blog. Tudo isso percorrendo um caminho que tira as máscaras do autor e o coloca como um ser humanizado e pensador, que ganha seu público com a palavra simples e dita de coração, de igual para igual. Ao final, o espectador fica com o mesmo sentimento de Chico César em seu depoimento que abre o DVD: “Ferréz é um dos maiores escritores vivos do país, eu tenho orgulho de ser seu contemporâneo”.

Um comentário:

V.A.T.O disse...

pode cre esse doc é muitu bom msm principalmente a entrevista boa pedida
....

Postar um comentário