O RAP foi pro CEU

por Robson Assis | | 30.4.10

Em 2007, após o confronto com a PM após a fatídica quase-apresentação do Racionais MCs na Virada Cultural, o RAP e seus seguidores foram execrados pela imprensa que habilidosamente culpou a música e os fãs, criando nas pessoas um sentimento de revolta por um estilo musical visto apenas como violento e errado. Não era difícil ouvir de conhecidos que o RAP não devia estar ali, uma vez que um evento deste porte não podia apoiar este estilo de música marginal.

A diminuição da presença do RAP nas edições posteriores já era esperada. Em 2008, restringiram as apresentações a um palco - o único com revista policial. Em 2009, apenas uma apresentação de DJs no centro e uma programação esparsa pelos CEUs da capital.

Em 2010, a organização da Virada Cultural restringiu os shows de RAP aos CEUs da cidade e dois shows na Pista Santa Ifigênia (Thaíde e Cabal). José Mauro Gnaspini, diretor do evento, afirmou em coletiva de imprensa que o RAP e seus entusiastas precisam buscar o seu espaço novamente: "mas aí tem que ser um passo de cada vez, quer dizer, a gente faz uma pista, não tem problema, mostra pra todo mundo que não tem problema, introduz um nome, introduz outro, e aos poucos a gente vai reconquistando esse espaço".

Gnaspini entende a importância do hip-hop para a cidade de São Paulo, diz ser também entusiasta e confessa ainda o erro da organização na edição de 2008: "em vez de premiar acabamos segregando sem querer".

Portanto, na edição de 2010, o Hip-Hop ficou restrito a pequenos e mais afastados shows. Embora tenhamos ainda Rapin Hood, EMCIDA, Nelson Triunfo, Záfrica Brasil, B Negão e outras atrações, este sem dúvida não é o suporte ideal que se esperava num evento do tamanho da Virada Cultural.

PROGRAMAÇÃO DE RAP NA VIRADA CULTURAL 2010
CEU - Lajeado
R. Manuel da Mota Coutinho, 293 - Lajeado
17h00 - Rappin Hood

CEU - Sapopemba
R. Manuel Quirino de Matos, s/nº - Sapopemba
18h30 - Damata
16h00 - Nelson Triunfo

CEU - Vila Curuçá
Av. Marechal Tito, 3.400 - Vila Curuçá
18h00 - EMICIDA

CEU - Vila do Sol
Av. dos Funcionários Públicos, 369 - Jd Angela
19h00 - Z'áfrica Brasil
17h00 - Bnegão

\\Programação completa em: http://viradacultural.org/programacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário