Virada Cultural 2009 sem shows de Rap

por Robson Assis | | 16.4.09

Com exceção do DMN no CEU Guarapiranga, evento continua a 'apagar' o Rap da programação

Ano, 2007. Local, Praça da Sé, Virada Cultural. Uma multidão se reúne para assistir aos shows de reggae, maracatu e rap. Andrew Tosh, Nação Zumbi e Racionais, respectivamente. A noite começa, uma festa ótima, todos bebendo e se divertindo, bares lotados, polícia controlando tudo e parecendo esconder algo em seus rostos. Passávamos livres, entre os olhares apreensivos dos policiais e seus canos fumegantes, entre copos de bebida dispensados e rodinhas rindo de maneira incessante. às 3 horas da manhã, Mano Brown e o grupo começam a apresentação. Uma garrafa jogada aqui, um mal entendido ali, começa uma confusão que, desnecessariamente começa a destruir o evento. Então a tropa de Choque se enfileira ao redor da Praça. Correria, garotas chorando. Final de festa.

"Era a brecha que o sistema queria, avisa o IML, chegou o grande dia"

Tiroteio, bombas dentro da estação do metrô, gás de efeito moral em cima de uma multidão sem nada a ver com os tumultos, uma multidão que levam toda a culpa, afinal, alguém tem que levar.

No ano seguinte, a organização da Virada Cultural se volta a mostrar que o Hip-Hop não foi esquecido, mostram uma festa no Parque Dom Pedro que apesar da presença de Afrika Bambaata, uma grande apresentação internacional, teve uma participação apagada em relação ao evento como um todo. Além do contigente policial duplicado ou triplicado para um evento de tão pequeno porte, em um local desligado do grande Centro. Li algo sobre revistas policiais exageradas, abuso de autoridade e os poucos presentes. Lamentável talvez seja um apelido afetivo-carinhoso neste caso.

Neste ano, temos uma apresentação de DJs e break no Largo São Bento que não deve ser deixada de lado, afinal, foi onde tudo começou. Alguns DJs tomam conta da festa que não deve ser ruim, apesar da polícia que provavelmente deve tomar a mesma atitude de 2008. Repressão fajunta, contra um público de música brasileira que anseia por espaço que, este, infelizmente foi perdido.

A velha história: Muita verdade, muita denúncia, sentimentos verdadeiros que são isolados em guetos da cidade. A sociedade não pode ver crescer algo tão revolucionário. Pelo menos é o que eles querem. Vamos passar uma virada cultural vergonhosamente sem shows de rap.

E a máquina segue aniquilando pensamentos e alienando ideais.

* No CEU Guarapiranga, pra não deixar totalmente esquecido, haverá show do DMN, legendário grupo do rap nacional.

-update com a ajuda de Eduardo Ribas, do site Perraps (www.perraps.wordpress.com/)

Mais shows de rap na Virada Cultural 2009:
CEU - AZUL DA COR DO MAR - Rua Olga Fadel Abarca, s/nº - Vila Aricanduva / Cidade Líder
19h00 - Max BO

CEU - FEITIÇO DA VILA - Rua Feitiço da Vila, s/nº - Chacara Sta Maria - Capão Redondo
18h30 - RZO

CEU - SÃO MATHEUS - Rua Curumatim, 201 - Pq. Boa Esperança / Iguatemi
18h30 - Nelson Triunfo

CEU - VILA DO SOL - Avenida dos Funcionários Públicos, 369 - Jd Angela
18h30 - Kamau

6 comentários:

Lucas disse...

Boa.... ta foda mesmo eu nao vou esse ano e enquanto nao tiver rap eu nao volto a frequentar a virada... flwww

$héK LokO disse...

REVOLTANTE!

emerson disse...

ai eNQUANtO O RACioNAIS nUm VolTAR PRA PrOvar Q o rap num edessE JeItO q O sistEma CrItiCA nUm VoLtO MAIS na ViRADA cUlTural...ta FoDAAAAA

emerson disse...

ai eNQUANtO O RACioNAIS nUm VolTAR PRA PrOvar Q o rap num edessE JeItO q O sistEma CrItiCA nUm VoLtO MAIS na ViRADA cUlTural...ta FoDAAAAA

Eduardo Ribas disse...

Salve, Robazz!

Primeiramente, parabéns pelo blog. Em segundo lugar, também acho absurdo o tratamento que o rap vem recebendo pelos organizadores da Virada Cultural. É praticamente um boicote.

Outros shows ocorrerão em CEU's, mas não é o suficiente:

CEU - AZUL DA COR DO MAR - Rua Olga Fadel Abarca, s/nº - Vila Aricanduva / Cidade Líder
19h00 - Max BO

CEU - FEITIÇO DA VILA - Rua Feitiço da Vila, s/nº - Chacara Sta Maria - Capão Redondo
18h30 - RZO

CEU - SÃO MATHEUS - Rua Curumatim, 201 - Pq. Boa Esperança / Iguatemi
18h30 - Nelson Triunfo

CEU - VILA DO SOL - Avenida dos Funcionários Públicos, 369 - Jd Angela
18h30 - Kamau

Abraço.

Caio Cezar Mayer disse...

Como eu sempre digo, um sujeito de coragem!
é nois! abraço!

Postar um comentário