Os Samurais do Rap

por Robson Assis | | 18.2.10

De uns tempos pra cá tenho visto muitas referências à cultura oriental no cenário de rap. Aconteceu pela primeira vez com o Wu-Tang Clan, cujo nome é herdado de um filme chinês chamado Shaolin & Wu-Tang. Depois, com a música Dorobô, de B Negão e Sabotage, com uma letra que mistura palavras em português e japonês que confesso não ter entendido na época. Ontem, ao ler o texto sobre o novo disco do Sniper no blog Rap Movimento, do amigo Juca Guimarães, o assunto sacudiu outra vez a mente deste que vos escreve. O rapper é campeão mundial de Kung Fu e baseia todo o seu trabalho na cultura oriental.

E foi então comecei a me lembrar.

Em 2006, o rapper Sandrão – na época em carreira solo fora do RZO – lançou um hit chamado Respeito Oriental, com a mesma temática. Talvez tenha sido um prenúncio à criação do Wu-Brasil, que hoje tem Sandrão, AC, Dj Cia e Helião como linha de frente, um projeto audacioso que colocou o Brasil na mira da maior posse de rap que o mundo já pôde conhecer.

Após o lançamento do single “E se”, do rapper Rashid, pude prestar maior atenção ao trabalho deste MC que em seu box de influências no Myspace, perdido entre nomes como Racionais, Cartola e Common, está Miyamoto Musashi, um famoso samurai que escreveu o livro dos Cinco Anéis, uma obra sobre artes marciais e estratégias militares. No Brasil, sua biografia possui dois imensos volumes publicados pela editora Estação Liberdade.

Por recomendação de um professor, nos idos de 2004 assisti Ghost Dog - O caminho do Samurai, filme de Jim Jarmusch com trilha sonora de RZA (Wu-Tang) sobre um samurai dos tempos modernos que aceita trabalhos como assassino de aluguel e serve com devoção ao homem que salvou sua vida quando criança. Protagonizado por Forest Whitaker, traz claras referências ao livro Hagakure – O Livro do Samurai, de Yamamoto Tsunetomo, lançado no Brasil pela editora Conrad. O Hagakure é um grande livro de ensinamentos que têm como base a preparação de um vassalo para servir ao seu senhor e honrá-lo. É um livro que nos leva ao passado e faz refletir sobre tradição, honra e dignidade conceitos que hoje em dia são apenas palavras bonitas. Carregado de grandes metáforas Ghost Dog é um filme que trata, em geral, de códigos de conduta, moral e respeito, uma tríade de peso para qualquer sociedade, afinal "cada lugar um lugar, cada lugar uma lei, cada lei uma razão que eu sempre respeitei", já dizem os Racionais. Pra finalizar, o Hagakure foi citado por Emicida na Revista Mais Soma, como o primeiro de um Top 5 livros que mudaram sua vida.



Se grandes rappers da atualidade estão citando a cultura oriental como influência para seus estilos de vida e suas letras, talvez seja hora de prestar maior atenção na sabedoria que o outro lado do mundo pode nos oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário