Os melhores raps nacionais dos anos 00 - parte I

por Robson Assis | | 19.12.09

A primeira parte da lista das melhores músicas de rap nacional da década.



509-E - SAUDADES MIL
Se fosse uma lista de músicas mais representativas, sem dúvida a escolhida seria Oitavo Anjo, também um ótimo som. Mas essa música conta uma história, uma carta respondida, tem mais sentimento, é mais verdadeira.

"É foda, a vida é assim mesmo
Nem tudo é do jeito, do modo que queremos
Infelizmente retroceder não dá mais
Bola pra frente é assim que se faz
Jorge cantou que Charles ia voltar
E como Charles eu também pode acreditar
Com este dia não paro de sonhar
Quero ver o morro inteiro feliz e pá"

CONEXÃO DO MORRO - SUPER BILLY
Se um dia, num futuro muito distante, encontrarem essa música em algum arquivo MP3, vão entender exatamente como era a vida de um adolescente de cabeça vazia e influenciável na periferia das grandes cidades. Uma história triste, mas muito sincera.

"Ao passar do tempo Billy se recupera
Tira a colher debaixo da língua e vai buscar uma pedra
Pra você ver Billy no role é normal sair na captura de 1 real
Sem dinheiro no bolso tem maluco que passa mal"


FACÇÃO CENTRAL - MENINO DO MORRO
Um grupo não só polêmico. Ninguém consegue ser só polêmico quando lança 4 discos com cutucadas viscerais ao governo e ao modus operandi do sistema. Música aboslutamente genial, sobre um garoto que se deu bem com o crime. O Facção Central nunca lançou um som sequer em que o ouvinte não tenha que parar e refletir.

"Dou risada de quem acredita na justiça,
Mais fácil camelo na agulha do que eu na delegacia
Sou traficante intocável pro tribunal
Que no foguete da NASA faz safári sideral,
Tô na lista vip dos cassinos clandestinos,
Quer ser presidente, traz a campanha que eu financio"

XIS - DE ESQUINA (VERSÃO BRISA)
"Esquina paranóia delirante" é um refrão que tocou durante anos na minha mente. Essa "versão brisa", do disco Seja como for é fascinante e esteve até no set do acústico da Cássia Eller.

"A esquina é perigosa atraente
Nossa quanta gente, que movimento interessante
Um carro desse o outro sobe pro boite do Natal
Pra 11 esquinas da Cohab 2
Todo mundo a vontade, cuidado, mano que é mano tá ligado
Chega como eu cheguei, fica como eu fiquei,
Faz como eu fiz... eu sou o Xis"

SP FUNK - FÚRIA DE TITÃS
O grupo me mostrou um tipo de rap mais simplista, rimas carregadas de analogias engraçadas e sutis, numa linha bem rinha de MCs, vale a pena escutar.

"Me passa o microfone eu faço logo um improviso
Te boto no chão faço como no jiu-jitsu
Por que comigo o verbo é fluente ao natural
Vacila na minha eu te mastigo como um canibal."

TRILHA SONORA DO GUETO - 3a OPÇÃO
Primeira música que ouvi deste grupo. A batida e a letra são tão tensas quanto o clima de que algo vai explodir a qualquer momento.

"Ai xará é o seguinte eu só vou me entregar
Quando aquele sem futuro do Datena me filmar
Tô ligado que pra vocês eu não 'valo' um real
Só que vocês invadirem o refém vai passa mal
Ele tá todo borrado, tá mijado, tá com medo
Tá pagando até com juros o racismo e o preconceito"


AO CUBO - 1980
Confesso que sempre tive certo receio com grupos de rap gospel, mas ao Ao Cubo entrou na lista dos que realmente têm algo a dizer. Canção autobiográfica e uma das mais belas já escritas. Vale prestar atenção no clímax da emocionante versão ao vivo.

"Ficou muito rebelde em meio sua adolescência,
Começou a usar drogas por más influências
Mas num certo dia por um sonho sua vida ia mudar
Pois Deus estava prestes a por seu plano em prática"

RAPPIN HOOD - RAP DU BOM (pt. II)
Com participação de Caetano Veloso, considero um épico. Dançante, bem escrita e possui uma melodia sensacional no violão. A música ainda emprestou o nome para do programa do rapper, na rádio 105FM, de São Paulo.

"Saiba você que eu encontrei uma melhor saída
No hip hop conheci o meu estilo de vida,
Que não é pop, não faz pose, não faz cara de mal,
Mas não da boi pra mauricinho, intelectual"

MARCELO D2 - A MALDIÇÃO DO SAMBA
Pelo rapper que foi, Marcelo D2 merece estar nessa lista com a melhor canção do A Procura da Batida Perfeita - disco que fez uma clara alusão pouco criativa ao clássico do Afrika Bambaata Looking for The Perfect Beat e que me fez perder o gosto pelo som deste artista. Mas essa música em especialtem classe, pompa, mashup de samba de velha guarda com rap em grande estilo.

"E sangue bom, eu disse sangue bom
Tem coisas que invadem o coração já disse o João
Não, ninguém faz samba porque prefere
Sobre o poder da criação força nenhuma no mundo interfere"

JIGABOO e CHARLIE BROWN JR. - VAI PIRAR
Depois do sucesso de Corre-Corre, o Jigaboo ganhou minha atenção total. Lançaram essa música com participação do Chorão (Charlie Brown Jr.) que até não errou tanto na criação da letra. PMC e Suave indiscutivelmente grandes rappers esquecidos pelo tempo. O diferencial é que a música mistura rap e rock sem pender pra nenhum dos lados.

"Quem foi que disse que isso é uma loucura
Que raça pura? A gente gosta mesmo é de mistura
Rap, rock e hip-hop só quero que toque
Não importa se otário me chamar de pop"

Nenhum comentário:

Postar um comentário