Os livros de abril

por Robson Assis | | 5.5.10

Mês do meu aniversário, acabei lendo bem pouco.

A Tragédia de Eloá, Márcio Campos - A história da garota que revelou em rede nacional a que extremos pode chegar um relacionamento doentio. Impressiona pelo relato de um dos jornalistas que faziam a cobertura na ocasião. Distante do modelo habitual de livro reportagem, mas interessante para captar os aspectos subjetivos de um jornalista profissional. Um livro curto e preciso, em que Márcio Campos deixa clara sua opinião sobre os diversos aspectos que envolveram a notícia: a família de Eloá elevada e livre de culpa, a família de Lindemberg como uma ponta distante da árvore genealógica dos Earnshaw, personagens épicos de Emily Bronte, a posição falha e inescrupulosa da imprensa, oportunismo, ações despreparadas da polícia. Tudo isso, dito por alguém que estava no front. Indicado para estudantes de jornalismo e entusiastas de crítica de mídia.

Amor Lúbrico, Vários autores - Um livro com altos e baixos extremamente bem definidos. Dividido em duas partes, é resultado de um concurso para escritores realizado pela prefeitura de Suzano, em São Paulo. Em uma comparação talvez injusta, o primeiro bloco do livro, com poesia é melhor que o segundo, que reúne contos. Os poemas são realmente bons, mesmo os que não gostei não consegui classificar como ruins. Embora a segunda parte da obra tenha me desapontado um pouco, encontrei algumas criações literárias excelentes. Antes que me esqueça, a antologia teve a proposta de tratar sobre as doenças sexualmente transmissíveis e os riscos do sexo sem proteção, ou seja, hedonismo nova escola em alta voltagem.

***
E a biblioteca pessoal, que devia estar diminuindo, não supre meus consumos momentâneos. Domingo passado comprei uma versão pocket de Por que ler os Clássicos, de Italo Calvino e na terça, outros três exemplares da coleção Clássicos Abril Coleções, que a muito custo está abastecendo minhas prateleiras e enchendo o quarto de alguma cor.

Um comentário:

Aline A. disse...

Mew... que honra ter vc seguindo meu bloguinho, adorei seu espaço, muito bacana! De ótimo gosto, muito bom mesmo!!

abraço...

Postar um comentário