Resumos da Semana

por Robson Assis | | 29.5.10 COMENTE!

Montei um esquema para não perder atualizações aqui. Sábado é o dia das paradas que vi durante a semana, seguem as principais. Tipo um "links de sexta" daqueles blogs nerds, mas com algo mais interessante que vídeo cassetadas, montagens e memes.

2012, ou quase isso, no http://ryotiras.com/

Laerte, dispensa introduções.

Mallu Magalhães se fazendo entender em uma entrevista! Claro que é sacanagem do Cala a Boca, Piangers, um blog sensacional por sinal, vale a leitura.



Cor no Capão Redondo, matéria do Catraca Livre sobre o projeto do arquiteto Marcelo Rosenbaum que está fazendo uma espécie de revitalização no bairro.

Tratamento contra o crack?, a polêmica experiência sobre o tratamento de viciados em crack feito baseado em uma terapia com maconha. Dartiu Xavier, professor de psiquiatria da Unifesp e especialista em dependência química abandonou o projeto por medo de ser tratado como marginal ou traficante. Uma excelente cobertura de Gilberto Dimenstein sobre o caso.

Per Raps Entrevista Amanda Diva, primeira parte da matéria com a rapper de descendência caribenha com jeitão de brasileira, formada em estudos afro-americanos, designer e dedicada às artes plásticas com opiniões muito abertas sobre a música independente.

De bombeta e moletom #2 (mixtape)

por Robson Assis | | 26.5.10 COMENTE!


A segunda edição da mixtape tem um som à capella do Emicida, mashup com Notorious e The XX, além de várias outras coisas novas, desde o peso do Cypress Hill com participação de Tom Morello (Rage Against the Machine) até a excelente "Hora de Acordar", do Rashid, música que também intitula seu novo EP.

A arte que ilustra o post é uma prévia de como está ficando o novo trampo d'Os Gêmeos em parceria com BLU e SAM3 em Lisboa. Dá uma conferida na cobertura fotográfica feita pelo blog Stick 2 Target e acompanhe o processo de criação.

E ouça (ou baixe - porque estou usando o modo imperativo ao extremo?) a playlist com carinho!



01. Eu quero ver quando a quarta-feira chegar, EMICIDA
02. Juicy, Notorious B.I.G vs. The X.X
03. Strangers, Reflection Eternal feat. Bun B
04. I rep that West, Ice Cube
05. Reflections, Atmosphere
06. Hino do Rei, Sandrão
07. Rise Up, Cypress Hill & tom Morello
08. Protagonista, Lívia Cruz
09. Hora de Acordar, Rashid
10. Viver, Bruce Slim Beats part. Rael da Rima, Coruja, Barcelona e 100%
11. Smooth Sailing Remix, Wu Massacre

What about LOST?

por Robson Assis | | 24.5.10 2 Comentários


Meu ponto final sobre a série que mais se fala por aí.

LOST foi uma série sobre o ponto de fusão entre ciência e fé, incluindo viagens no tempo e realidades alternativas relacionadas com a crença de que os dias melhores sempre chegam. Mais do que isso, fala sobre como você pode estar buscando o caminho errado fazendo o que parece ser a coisa certa ou o contrário disso.

Para conseguir uma boa moral da história produzindo um seriado cool, J.J Abrams incluiu todas estas questões morais em paralelo à uma queda de avião com sobreviventes em uma ilha esquecida pela humanidade. Um mote simples que por si só já resultaria em um bom roteiro de ação e aventura - lembra de O Náufrago? - mas que, quando agregado à primeira idéia, adiciona ficção e drama em sua receita.

O que também ajudou a colocar a série em outro degrau distante do convencional foram as referências a livros e filósofos. Personagens como John Locke, Desmond David Hume, Danielle Rousseau, Mikhail Bakunin, além de outras diversas citações literárias, como Ratos e Homens, O Senhor das Moscas, Ardil 22 e O Mágico de Oz. Ainda que, no fundo, sejam apenas citações e não tenham íntima relação com o resultado final da obra, são signos que oferecem grande impacto ao espectador.

Acredito que o resultado final de LOST traz paz a muitas questões e a toda mitologia criada ao seu redor. Claro que não para os que teorizaram demais, este nicho de fãs neuróticos para o qual qualquer final seria incompreensível, vendido e decepcionante.

Interessante saber como os consumidores de cultura atualmente já não se contentam mais em saber apenas o que acontece nos livros, filmes ou séries. São necessários jogos interativos, fóruns, notícias meticulosas com ou sobre os criadores, spoilers inusitados às vezes, inclusive, falsos. Tudo isso cria uma nova categoria relacionada àquele produto em especial, destinada a atender outros novos fãs e espectadores.

Mas OK, não vou entrar nos méritos do impacto social criado pela série, porque o especial LOST no blog Trabalho Sujo, já disse tudo o que eu poderia pensar em dizer, com direito a um manuscrito do filósofo Gilles Deleuze. O especial conta também com textos de grandes referências da internet, inclusive do próprio Alexandre Matias, que é dono do blog e editor-chefe do caderno Link, do Estadão. Vale conferir.

Os livros de abril

por Robson Assis | | 5.5.10 1 Comentário

Mês do meu aniversário, acabei lendo bem pouco.

A Tragédia de Eloá, Márcio Campos - A história da garota que revelou em rede nacional a que extremos pode chegar um relacionamento doentio. Impressiona pelo relato de um dos jornalistas que faziam a cobertura na ocasião. Distante do modelo habitual de livro reportagem, mas interessante para captar os aspectos subjetivos de um jornalista profissional. Um livro curto e preciso, em que Márcio Campos deixa clara sua opinião sobre os diversos aspectos que envolveram a notícia: a família de Eloá elevada e livre de culpa, a família de Lindemberg como uma ponta distante da árvore genealógica dos Earnshaw, personagens épicos de Emily Bronte, a posição falha e inescrupulosa da imprensa, oportunismo, ações despreparadas da polícia. Tudo isso, dito por alguém que estava no front. Indicado para estudantes de jornalismo e entusiastas de crítica de mídia.

Amor Lúbrico, Vários autores - Um livro com altos e baixos extremamente bem definidos. Dividido em duas partes, é resultado de um concurso para escritores realizado pela prefeitura de Suzano, em São Paulo. Em uma comparação talvez injusta, o primeiro bloco do livro, com poesia é melhor que o segundo, que reúne contos. Os poemas são realmente bons, mesmo os que não gostei não consegui classificar como ruins. Embora a segunda parte da obra tenha me desapontado um pouco, encontrei algumas criações literárias excelentes. Antes que me esqueça, a antologia teve a proposta de tratar sobre as doenças sexualmente transmissíveis e os riscos do sexo sem proteção, ou seja, hedonismo nova escola em alta voltagem.

***
E a biblioteca pessoal, que devia estar diminuindo, não supre meus consumos momentâneos. Domingo passado comprei uma versão pocket de Por que ler os Clássicos, de Italo Calvino e na terça, outros três exemplares da coleção Clássicos Abril Coleções, que a muito custo está abastecendo minhas prateleiras e enchendo o quarto de alguma cor.